Cadastro Positivo

cadastro-positivo

O Cadastro Positivo é um sistema com o histórico de crédito dos consumidores. Portanto, quem mantém as contas em dia, pagando corretamente, recebe uma pontuação nesse sistema.

No cadastro não consta informações como origem social, etnia, saúde, informações genéticas, sexo, e convicções políticas, religiosas e filosóficas.

Desde 2011, quando foi criado, a adesão dos consumidores era feita de forma voluntária. Agora se tornou automática, após a sanção do presidente Jair Bolsonaro.

O secretário de Produtividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, afirma que as mudanças podem beneficiar milhões de brasileiros. Mesmo aqueles que apresentam bons históricos, mas estão fora do mercado de crédito, serão beneficiados.

De acordo com o presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Logistas (CNDL), José César da Costa:

“O Cadastro Positivo eleva o Brasil ao patamar de nações do primeiro mundo que já usam o modelo, assim como os Estados Unidos e União Europeia. As novas regras permitirão, principalmente, que micro e pequenos empresários tenham acesso a informações já utilizadas por instituições financeiras de grande porte, gerando maior segurança no processo de concessão de crédito e estimulando a competição na oferta de crédito entre fintechs, cooperativa, pequenas financeiras e empresas do varejo”

Para o Banco Mundial, essa Lei do Cadastro Positivo pode reduzir a inadimplência do país, sendo que hoje atinge mais de 60 milhões de pessoas.

Confira também: Lista de “não perturbe”

Fonte: AASP Clipping (2019)

Leave A Reply