O Governo decidiu retirar a obrigação do uso de simulador para tirar a carta de motorista. A decisão foi tomada na quinta-feira, dia 13 de junho, na reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
O uso do simulador para expedição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) será facultativo. Se julgar necessário poderá utilizá-lo, mas caso contrário, não será necessário.
Além disso, também foi diminuído de 25 horas para 20 horas de aulas práticas para a habilitação da categoria B. Sem o simulador, serão 20h práticas, mas se optar pelo simulador, aumentará as 5 horas novamente.
“O simulador não tem eficácia comprovada, ninguém conseguiu demonstrar que isso tem importância para formação do condutor. Nos países ao redor do mundo, ele não é obrigatório, em países com excelentes níveis de segurança no trânsito também não há essa obrigatoriedade. Então, não há prejuízo para a formação do condutor.”
Ministro da Infraestrutura Tarcísio Freitas
O prazo para retirar o uso do simulador para tirar a carta de motorista é de 90 dias. O objetivo é diminuir a burocracia na retirada da carteira, além de reduzir os custos. O ministro, Tarcísio Freitas, estima uma redução de 15% no valor total da expedição da carteira.
Confira também: Viagem com menores de 16 anos
Fonte: Agência Brasil (2019)